Fundadora da Clínica Stimular, Thally Caponi relata como a automação financeira da Tivita ajudou a transformar a operação da clínica e criar tempo para se dedicar ainda mais à evolução das crianças atendidas.
Tempo de leitura · 1 min
Escrito por ·
Júlia Putini
“O fato de que nós não precisamos nos preocupar com esse tipo de burocracia abre espaço para a gente poder sonhar.” É assim que Thally Caponi, sócia-fundadora da Clínica Stimular, resume o impacto da Tivita na rotina da clínica. Psicóloga e analista do comportamento, Thally encontrou na causa do autismo sua missão profissional. “É um trabalho muito gratificante você fazer parte da evolução de uma criança e saber que algo que você ensinou vai repercutir pela vida inteira dela”, conta.
Antes de abrir a própria clínica, ela passou por diferentes experiências, muitas delas frustrantes. Foi em uma dessas jornadas que conheceu sua atual sócia, Letícia Amancio, terapeuta ocupacional. “Por uma frustração mesmo, com a qualidade do atendimento nas outras clínicas, com a forma com que as crianças eram vistas como número, principalmente as crianças nível três de suporte, a gente decidiu abrir a Stimular”, diz.
Nos primeiros anos, a gestão da clínica ainda era dividida entre diferentes fornecedores e ferramentas. A agenda era cuidada por uma empresa, o financeiro por outra pessoa, e boa parte do controle era feito manualmente.
“Não era algo otimizado, era algo bem braçal, assim, Excel pra lá, Excel pra cá… e assim vai.”
Esse processo gerava erros, perda de dados e incômodos com as famílias. A mudança veio com o contato da Tivita: “gostamos de ter o financeiro, a emissão das notas fiscais, tudo no mesmo lugar”, revela. Mesmo durante o período de teste, a experiência já foi marcada pelo acolhimento das sugestões levantadas pela equipe.
Desde então, a parceria só se fortaleceu. A equipe da Tivita gravou vídeos de orientação para ajudar na implantação, inclusive com materiais que a própria clínica usa até hoje para treinar terapeutas recém-chegadas.
“Teve um impacto absurdo, principalmente no nosso próprio trabalho, porque quem cuidava do financeiro éramos nós. Liberou nossa agenda para investirmos energia em outras coisas mais importantes.”
Outro benefício apontado por Thally foi a automação da cobrança via WhatsApp, que reduziu drasticamente a inadimplência. Segundo ela, hoje são raríssimos os casos que exigem intervenção direta da equipe da clínica.
“Às vezes a pessoa não pagou porque não lembrou mesmo. E aí o fato da Tivita mandar mensagem e não ser uma mensagem enviada por nós... melhorou muito a inadimplência.”
Ela aponta ainda que mais do que uma plataforma, "a Tivita é uma parceira" já que cuidar das finanças é indispensável, mas não pode ocupar mais espaço que os atendimentos. A Tivita entrou justamente para equilibrar essa balança.
"A gente consegue terceirizar essa prioridade para alguém que cuide com tanto cuidado quanto nós cuidaríamos.”
A experiência da Clínica Stimular mostra que automatizar processos vai além da eficiência: significa devolver tempo e foco para quem está na linha de frente do cuidado. Com a Tivita, Thally e Letícia puderam reorganizar prioridades, crescer com mais estrutura e, principalmente, continuar transformando vidas com o trabalho que escolheram exercer.
A Tivita automatiza as principais tarefas de clínicas, como emissão de notas fiscais e recibos, preenchimento de guias de convênios e envio de cobranças por WhatsApp, deixando clínicas e consultórios no piloto automático. Com essas soluções, está construindo a infraestrutura financeira que sustenta a nova geração da saúde privada na América Latina.
Assista o depoimento completo de Thally a seguir:

Escrito por
Júlia Putini
Especialista em conteúdo e marketing da Tivita.
















