Sócias da ConectaMente relatam como a automação transformou a gestão da clínica e liberou tempo para focar no crescimento.
Tempo de leitura · 1 min
Escrito por ·
Júlia Putini
A ConectaMente nasceu em 2021, no auge da pandemia, como um espaço voltado à saúde mental com diferentes especialidades. A proposta inicial era menor, mas rapidamente evoluiu para um modelo multiprofissional, integrando psicologia, nutrição e psiquiatria. “Eu idealizei a clínica para ser um espaço que englobasse o cuidado integral da saúde mental”, conta Ana Soares, sócia-fundadora.
Com o crescimento da demanda, outras profissionais se uniram ao projeto. Andreíza Ramos, psicóloga especializada em atendimento de crianças e adolescentes, entrou para a sociedade em 2025. Giovana, também psicóloga, começou como estagiária e avançou até se tornar sócia, e hoje atua como terapeuta cognitivo-comportamental e terapeuta do esquema. O êxito da jornada, porém, logo revelou seu preço: uma rotina cada vez mais tomada por tarefas manuais e repetitivas.
“A gente já tinha experimentado outras plataformas e sentia uma carência em alguns pontos. E aí, quando a gente começou com a Tivita essas carências, esses pontos, eles foram abraçados, acolhidos”, conta Ana.
A gestão administrativa era um dos maiores desafios. “No final do mês, era preciso tirar dois dias inteiros só para emitir nota fiscal, por exemplo, e aí acabava deixando outras coisas de lado naqueles momentos”, diz Giovana. Além disso, a falta de integração entre os sistemas prejudicava muito a fluidez do trabalho administrativo.
“A gente utilizava uma planilha nossa que não tinha essa conectividade de uma informação com a outra. E aí depois a gente tinha que unificar tudo, ficar batendo as informações, né? Então era bem mais trabalhoso fazer toda essa administração financeira da clínica”, conta a sócia-fundadora da clínica.
A automação trouxe alívio imediato. Processos como agendamento e confirmação, antes trabalhosos, passaram a rodar de forma integrada.
“O crescimento nos atendimentos desde que a gente iniciou com a Tivita foi de 43%, e com certeza ele se dá porque a gente tem hoje um facilitador dentro da ferramenta”, afirma ela.
Outro impacto foi a reorganização da equipe. Antes sobrecarregada com emissão de notas fiscais, a secretária da clínica pôde voltar a atuar no acolhimento e captação de pacientes. Com a automação, a ConectaMente conseguiu crescer sem sobrecarregar a equipe ou sacrificar o atendimento de qualidade oferecido aos pacientes.
"Agora a gente tem tempo para olhar para outras partes, para a empresa crescer", finaliza Ana.
A Tivita automatiza as principais tarefas de clínicas, como emissão de notas fiscais e recibos, atendimento no WhatsApp, execução de guias de convênios e envio de cobranças, colocando clínicas no piloto automático. Com essas soluções, está construindo a infraestrutura financeira que sustenta a nova geração da saúde privada na América Latina.
Assista o depoimento completo de Ana, Andreíza Ramos e Giovana a seguir:

Escrito por
Júlia Putini
Especialista em conteúdo e marketing da Tivita.