Fernanda Mion, psicóloga fundadora da Harmonie Instituto, viu a quantidade de tempo gasta com emissão de notas fiscais aumentar junto com os pacientes atendidos, o que a fez buscar uma solução.
Tempo de leitura · 1 min
Fernanda Mion é psicóloga e fundadora da Harmonie Instituto, clínica com quase 11 anos de atuação e mais de 10 mil clientes atendidos. Sua vivência à frente da instituição, aliada à trajetória profissional, soma mais de 20 anos de experiência na área. Essa jornada começou quando ela ainda estava na escola e decidiu qual caminho profissional trilharia por se interessar pelo comportamento humano.
Após uma década atuando como autônoma entre São Paulo e São José dos Campos, decidiu abrir seu próprio espaço. Hoje, a Harmonie é referência para psicólogos e outras clínicas que compartilham o ambiente de trabalho.
O reconhecimento que recebe é constante, tanto de colegas quanto dos próprios pacientes. “A minha maior felicidade é ouvir que as pessoas aqui se sentem acolhidas. E eu escuto muito isso.” Mas, com o crescimento, vieram também novos desafios.
A sobrecarga administrativa, especialmente com o envio de notas fiscais, começou a pesar. Além de toda a jornada diária atendendo pacientes e lidando com a administração da Harmonie Instituto, ela ainda precisava se debruçar sobre tarefas burocráticas. O tempo que ela tinha para o descanso era consumido com essa atividade. Foi então que Fernanda conheceu a Tivita, ao fazer uma busca na internet. Após o primeiro contato e um período de testes, a equipe da Tivita foi até a clínica para treinar o time administrativo e garantir uma transição tranquila.
“Vieram até aqui, treinaram a minha equipe e com isso foi possível dar segurança a todos eles.”
Os resultados não demoraram a aparecer: os processos foram agilizados e a experiência dos pacientes melhorou significativamente.
“Assim que o paciente paga, ele já recebe a nota. Ele se sente mais organizado, percebe que o nosso espaço, nossa clínica, é organizada e aumenta o nível de satisfação dele.”
Como gestora, Fernanda destaca o quanto a ferramenta contribuiu para sua organização financeira. A plataforma oferece indicadores claros, controle de pagamentos e pendências — tudo de forma simples e acessível.
“Antes eu tinha mais de uma planilha para me ajudar na visualização das finanças e agora não.”
Para Fernanda, a parceria vai além da tecnologia. “O que eu vejo na Tivita é a intenção e a boa vontade de conversar com os parceiros.” Ela reconhece o diferencial de ter ao lado uma empresa atualizada, que faz bom uso da inteligência artificial e da automação para resolver dores reais do setor de saúde. “Eu acredito que vocês vieram realmente suprir uma necessidade que é nossa.”
A Tivita automatiza as principais tarefas de clínicas, como emissão de notas fiscais e recibos, preenchimento de guias de convênios e envio de cobranças por WhatsApp, deixando clínicas e consultórios no piloto automático. Com essas soluções, está construindo a infraestrutura financeira que sustenta a nova geração da saúde privada na América Latina.
Assista o depoimento completo da Fernanda a seguir:

Escrito por
Júlia Putini
Especialista em conteúdo e marketing da Tivita.