A TISS segue como padrão obrigatório na saúde suplementar. A mudança mais relevante até 2030 tende a ser a migração de “digitação” para “automação”.
Tempo de leitura · 1 min
Escrito por ·
Júlia Putini
A pergunta não é se guias deixarão de existir, mas como reduzir erros previsíveis em convênios médicos quando versões, campos e regras mudam. Hoje, já é possível diminuir o custo operacional e o risco de glosas, aumentando a previsibilidade de recebimento.
A Agente Digital Tais é a solução operacional para convênios médicos. Ela é uma funcionária 100% digital, que atua no preenchimento e acompanhamento de guias.
Assim, adiciona uma vantagem competitiva ao automatizar todo o ciclo de faturamento, da solicitação de autorização ao acompanhamento do status de cada guia. Ela já atua nos principais convênios médicos do país e é treinada de acordo com as regras de cada operadora e clínica.
Por que automatizar?
Guias TISS tendem a continuar como padrão obrigatório, então o foco operacional deve estar em consistência e conformidade de envio. É preciso, então, adquirir eficiência no processo. Para isso, é preciso considerar os seguintes aspectos:
cada versão do padrão reorganiza regras e componentes, então o faturamento de convênios precisa de rotina de atualização e checagem de mudanças;
o ciclo inteiro é delicado, uma vez que os fatores são todos encadeados entre si: autorização> preenchimento da guia> acompanhamento de status> resposta da operadora;
a Tais executa essa jornada de ponta a ponta, sozinha, e 75 vezes mais rápido que um ser humano.
Se sua clínica ainda não conta com automação, confira esse checklist de revisão antes do envio para evitar glosas.
Qual o impacto da Tais
A Tais resolve o ponto mais caro do processo: manter rotinas de convênios médicos funcionando quando existem muitas etapas e múltiplas regras por operadora. Ela atua quando há necessidade de preencher guias TISS, solicitar autorizações e acompanhar o que foi aceito, pendente ou negado, porque essas etapas geram decisões operacionais diárias. Assim, a eficiência operacional aumenta e, com ela, a previsibilidade financeira.
Para mapear onde as perdas começam e quais pontos do fluxo geram negativa ou recusa, siga para este guia: o que são glosas e como evitar perdas financeiras

Escrito por
Júlia Putini
Especialista em conteúdo e marketing da Tivita.
















