Com mais de 40 anos de história, o Instituto Evoluir modernizou sua gestão com a Tivita, deixando para trás as planilhas manuais e conquistando controle financeiro em tempo real.
Tempo de leitura · 1 min
Escrito por ·
Júlia Putini
O Instituto Evoluir é referência em saúde e bem-estar há quase cinco décadas. Fundado por Maria del Mar, psicóloga com mais de 50 anos de atuação, o espaço começou em uma pequena sala de atendimento e hoje reúne terapias que vão da acupuntura à psicologia infantil.
Antes da Tivita, a operação do Instituto era complexa e descentralizada. “A rotina antes da Tivita sempre foi muito por Excel, desde o lançamento dos pagamentos até o acompanhamento em relação às entradas era de forma desmembrada. Havia um sistema onde aconteciam os agendamentos, mas a gente precisava conciliar esse sistema com as planilhas e com o extrato bancário”, explica Fábio, gerente administrativo e financeiro.
Mesmo com a adoção de diferentes plataformas ao longo dos anos, a dificuldade persistia. "Sempre foram implementados para tentar facilitar nossa vida e eu sempre tive muita dificuldade e a equipe também”, completa Maria del Mar.
O ponto de virada veio quando o CEO da Tivita, Claudio Franco, visitou pessoalmente o Instituto. “Foi a coisa mais tranquila desde o primeiro contato. A segurança que o Claudio passou e a forma como tudo foi acontecendo foi algo que tranquilizou bastante a gente.”
A transição, segundo Maria del Mar, foi diferente de todas as anteriores. “A implementação foi muito mais harmoniosa do que todas as outras. Primeiro porque houve todo um cuidado da equipe Tivita de conhecer a nossa necessidade. É algo que é bem fácil para quem quer que esteja fazendo parte dessa administração.”
O impacto foi sentido em todos os níveis da operação. “A gente ouvia as queixas dos profissionais em relação à dificuldade de fazer a transição do papel para um sistema, porque exigiam muitos passos, muitas informações e cada coisa separada. Hoje, fazendo pela Tivita, a gente entende que para os profissionais também facilitou colocar as informações de forma correta e fazer as cobranças”, aponta Fábio.
A automação também trouxe ganhos diretos em tempo e clareza. Segundo eles, a facilidade de olhar para os números, por meio dos gráficos e de ter em tempo real o que foi agendado, o que foi atendido, os valores que entraram é um diferencial marcante.
A diferença no dia a dia é notável. “Antes eu tinha aqui três, quatro planilhas, um extrato, um sistema de agendas. Hoje, eu consigo fazer 99% pela Tivita. Eu só não falo 100% porque preciso puxar o extrato do banco, mas é um acesso rápido e consigo gerar relatórios e transformar dados de forma simples e tranquila”, explica Fábio.
O resultado? Uma operação mais fluida, menos reuniões e mais foco nos dados, insights e atendimentos. “O impacto na diminuição de horas operacionais e meses de trabalho favorece a todos, favorece a recepção, o financeiro e a mim, que antes demandava reuniões e explicações, e agora tudo é em tempo real”, finaliza ele.
Ela resume a experiência com entusiasmo:
“Venha para a Tivita. Faz toda a diferença para um processo de administração, para um processo de gestão e até mesmo para profissionais autônomos. O diferencial é o apoio humano, de estarem disponíveis, da quantidade de vezes que vieram tirar dúvidas. Enfim, super recomendo.”
A Tivita automatiza as principais tarefas de clínicas, como emissão de notas fiscais e recibos, atendimento no WhatsApp, execução de guias de convênios e envio de cobranças, deixando clínicas e consultórios no piloto automático. Com essas soluções, está construindo a infraestrutura financeira que sustenta a nova geração da saúde privada na América Latina.
Assista o depoimento completo de Maria del Mar e Fábio a seguir:

Escrito por
Júlia Putini
Especialista em conteúdo e marketing da Tivita.
















